Nos últimos dias uma frente fria tem trazido chuvas fortes a Região da Chapada Diamantina, Sertão, e Caatinga no interior da Bahia. Estas chuvas alegram bastante os moradores da região que sofreram muito devido a maior seca registrada nos últimos anos. Foram três anos de secura total, ou de chuvas poucas irregulares em algumas regiões. Esta seca praticamente acabou coma agricultura regional e dizimou grande parte dos rebanhos Principalmente dos pequenos criadores. No inicio do ano de 2014 a situação melhorou com as chuvas que caíram no final de 2013 e em fevereiro e março de 2014. o mês de abril começou com chuvas fracas e localizadas mais uma frente fria trouxe chuvas generalizadas e bastante forte para todo o nordeste brasileiro. e segundo o climatempo estas chuvas irão continuar durante os meses de abril, maio, e junho.
As condições meteorológicas sobre o Nordeste estão permitindo a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região. Nuvens carregadas crescem no interior e no litoral provocando chuva forte. Grandes volumes de chuva voltaram a ser acumulados nas últimas 24 horas em várias áreas da Região.
Nos próximos dias, o tempo vai ficar seco no
sul da
Bahia, na região de divisa com
Minas Gerais. Mas a maioria das áreas do Nordeste vai continuar tendo pancadas de chuva frequentes e que podem ser fortes.
Confira os maiores volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre os dias 9 e 10 de abril de 2014.