O Distrito do Junco, município de Jacobina, começará na próxima terça-feira, 17, a discutir o seu processo de emancipação política, mediante projeto votado em Maio, do ano em curso pelo Congresso Nacional, que prevê a emancipação de 400 possíveis novos municípios. Segundo informações das assessorias, há pelo menos 397 pedidos de criação de novos municípios nas assembléias. O dado mais recente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apurado em 2011, apontava 807 iniciativas de criação de novos municípios no país.
A matéria do G1, o Portal de Notícias da Globo, informa que os distritos que desejam se emancipar dependem da aprovação do projeto porque uma emenda constitucional aprovada em 1996 proibiu a criação de novos municípios por leis estaduais e definiu que isso só pode ser feito por meio de autorização em lei complementar federal, até hoje não aprovada.
A reunião de terça-feira, 17, no Distrito do Junco acontecerá no Colégio Municipal Pedro Daltro, a partir das 19h, tendo com responsáveis pelo encontro, vereadores que representam o Junco, na Câmara Municipal de Vereadores, Batista, Roni do PT e Rose do Junco, dentre outras participações importantes.
Está previsto também para a próxima terça-feira, 17, a votação do projeto no Senado Federal, tendo por fim a sanção da Presidenta Dilma Rousseff.
Texto: Arnaldo Silva, com informações do G1/Foto: Facebook da vereadora Rose do Junco
Nenhum comentário:
Postar um comentário