Já são anos de expectativa, discussões, debates, promessas, muitas promessas e nada até o momento. O trecho da BR – 324, entre Capim Grosso e Paraíso deveria ter sido concluído no mesmo período que o trecho entre Paraíso a Jacobina foi totalmente reformado, mas o que aconteceu para a não conclusão da obra ninguém sabe.
A verdade é uma só. O trabalho mal acabado só acumula prejuízos para o estado, com as muitas operações tapa buracos, através do DERBA, com sede em Jacobina. Prejuízos ainda mais para quem circula no trecho. Acidentes, pneus cortados, estourados, problemas de suspensão, alinhamento, balanceamento, dentre outras situações registradas em apenas 30 km de rodovia, que depois de passar anos,sob a responsabilidade do Governo do Estado, um projeto de Lei, votado recentemente na Assembléia Legislativa do Estado, devolveu a BR, uma das mais importantes da Bahia, ao DNITT.
Com a devolução ao governo federal, a expectativa de que as muitas promessas feitas por muitos políticos venham ser cumpridas e o trecho enfim venha passar uma verdadeira reforma. Mas pelo que vejo tudo isso ainda continuará distante dos olhos do motorista que utiliza sempre a BR para as suas muitas viagens.
Na manhã desta terça-feira, 24, registramos um caminhão carregado de cascalho, acompanhado de uma equipe de trabalhadores, de pás nas mãos realizando mais uma operação tapa buracos e olha que não são poucos os buracos. Tem buraco de todos os tamanhos, próximos, distantes, nas laterais, no meio da pista, o que exige do motorista habilidade ao volante numa operação zig-zag que é preciso fazer para contornar a buraqueira.
Como 2014 será ano de eleição para presidente da república e Dilma Rousseff precisará de obras e apoios para consolidar a sua reeleição, quem sabe o governo federal não venha anunciar a tão sonhada reforma e com isso cumprir de vez as muitas promessas que ficaram para trás.
Enquanto isso se você que é dono de veículo deixar de pagar o IPVA, esse mesmo governo recolherá teu carro, implicando em multas, apreensão da tua carteira de motorista, causando constrangimentos perante a sociedade e prejuízos de todos os tamanhos. Mas em contrapartida, esse mesmo governo que multa, apreende, recolhe trilhões de impostos passa anos e mais anos para concertar um pedaço de rodovia de uma região cercada de cidades importantes, a começar por Jacobina, sede do território do Piemonte da Diamantina.
O trecho Capim Grosso ao Paraíso é a prova de um governo que não tem compromisso com o bem estar de um povo que também é responsável por esse estado de calamidade pública. Tudo porque na hora do voto você escolhe representantes que estão quilômetros de distância das nossas necessidades.
Diante do exposto eu pergunto: Em quem você votou para Deputado Federal na última eleição? Então peça ao mesmo para ser mediador da reforma do trecho Capim Grosso ao Paraíso. O pedaço de asfalto que vive de promessas e operações tapa buracos. Uma vergonha para quem devia ter vergonha de tal situação: O governo.
Texto e Fotos: Arnaldo Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário